segunda-feira, 6 de outubro de 2008

:( Baseado em fatos reais ...

Era uma vez, uma cidadezinha provinciana que durante anos viveu sob as rédias curtas de uma ditadura hereditária, onde o povo era explorado e ainda agradecia por está servindo. Um certo dia, um dos servos se rebeliou, cansou daquilo tudo a que era submetido e conseguiu abrir os olhos dos outros servos, fazendo assim com que houvesse uma grande reviravolta naquele lugar. E daquele movimento revolucionário surgiu a liderança do tal servo perante os demais oprimidos. No entanto, os ditadores sentindo-se ameaçados com tamanha ousadia, resolveram investir pesado para que o servo não conseguisse tira-los do poder através da conscientização popular. Iludiram o povo e ofereceram dinheiro em troca da certeza de que permaneceriam no comando, no entanto, a justiça sabendo dessa barbaridade condenou e expulsou do poder os corruptos, dando a oportunidade do povo escolher quem seria o seu governante. E o povo escolheu o servo para lhe representar.
Passaram-se 3 anos e meio do governo do servo, que agora servia ao seu povo, e eis que ele conseguiu fazer por aquela província, o que nunca os ditadores em tantos anos quiseram fazer, trouxe dignidade e melhores condições de vida para aquele povo sofrido, eles passaram a conhecer o que significava cidadania.
Novamente eles teriam que escolher um governante, repetia-se a mesma história, o servo e os ditadores.
De um lado, o servo mostrava suas ações e tudo o que tinha feito para merecer a confiança do povo. Do outro lado, os ditadores propondo a volta ao passado.
Por ironia do destino, os ditadores usaram da mesma estratégia de antes e o proletariado caiu feito patinhos. Esqueceram o que o servo tinha feito, esqueceram todos os benefícios que ele trouxe para toda a província. Esqueceram tudo, em troca de micharia.
E de repente, não mais que de repente, num piscar de olhos. A província voltou a ser feudo, pela mediocridade de seu povo, porque se acostumaram a servir aos senhores feudais e regrediram à Idade Média, em poucas horas.
Autora,
Patrícia Fernandes Miranda

3 comentários:

Anônimo disse...

É isso mesmo Patty...
O povo tem o governante que merece!!
Infelismente teremos q ver nossa cidade voltar à idade média...
Mas é isso...
Como eles mesmo dizem... 4 anos voam!!

=/

Anônimo disse...

Que a justiça seja feita!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

verdade!!!
felizmente nao dependo da prefeitura absolutamente NAAAAAADA!!!

P@tty...

Minha foto
Meu mundo e nada mais!, RN
Uma fiel admiradora da verdade!